Home » BLOG » Dica – Como escolher um bom NOME para seu BEBÊ.

Dica – Como escolher um bom NOME para seu BEBÊ.

  • por

A dica de hoje é: como vocês pais, podem escolher um bom nome para seu bebê, bem como, tomar certos cuidados ao escolher. Vamos ver agora quais são:

Primeiramente, veremos o que significa um nome. Um nome basicamente é um termo que distingue uma pessoa da outra, visto que, esta pessoa vai levar este nome para sempre.

Assim, tendo isto em mente, ao escolher um nome vocês pais precisam seguir alguns fatores importantes para tomar uma boa decisão. Agora, vamos ver quais são estes fatores:

  • Bullying, zombaria…
  • Origem
  • Significado
  • Nome simples ou composto
  • Sobrenome
  • Apelido carinhoso
  • Tendência

Sem dúvida, escolher um nome não é uma tarefa fácil, vocês pais precisam de muita paciência e tempo, mas este tempo é curto, ou seja, vocês têm menos de 9 meses.

Visto que este tempo é curto, vamos ver agora, cada um destes fatores citados acima detalhadamente:

1. Bullying, Zombaria…

Bullying, Zombaria...

Ao decidir e escolher um nome, principalmente algum estrangeiro, ou de um artista, ou de algum personagem de filme, seriado…, vocês pais precisam considerar se este nome vai gerar algum apelido desagradável para seu filho na idade escolar, ou tornar ele motivo de zombaria. Por quê? Porque, isto pode levar o seu filho a ter depressão, e consequentemente abandonando a escola.


Por exemplo, numa rápida busca por nomes diferentes no Google, encontrei este nome Jaspion Brasileiro, certamente o pai dele gostava muito da série Jaspion da década de 80. Provavelmente, ele deve ter sofrido algum tipo de bullying na escola, ou até foi motivo de zombaria dos amigos dos pais dele.


Também, existem nomes na história, que ao ouvir eles, você se lembra de algo bom ou ruim.

Por exemplo: O que vem na sua mente quando ouve os seguintes nomes?

  • Judas – Provavelmente você se lembra de alguém traidor;
  • Adolfo – Certamente alguém carrasco;
  • Pedro – Talvez você se lembre de um desbravador, ou um discípulo de Jesus;
  • Leonardo – Humm! E agora? Muitos conhece Leonardo da Vinci como inventor, outros como pintor, outro como matemáticos e outros  por suas várias qualidades… [Se quiserem saber mais na Wikipédia].

MAS VEJAM: “O mais importante de tudo, é que nenhum NOME faz a pessoa ser boa ou má, mas sim, a PESSOA que faz um bom nome perante os outros, através de suas ações.”

Ao decidirem escolher um nome é muito importante considerar este fator com atenção, para que seu filho no futuro não sofra nenhum tipo de zombaria.

Mas se vocês pais possuem alguma descendência estrangeira, é bom tomar algumas precauções, como mostra no ponto seguinte.

2. Origem

Origem do nome

Então, a origem do nome pode ser um fator de peso, alguns pais gostariam que o nome do seu bebê tivessem alguma ligação com a descendência da família. Por isso tem que tomar o cuidado de o nome ser fácil de pronunciar e escrever no país que vivem.

Por exemplo: O nome sueco Solveig. É um nome com um significado bonito “Caminho do sol”, mas a pronuncia e como se escreve seja um pouco complicado aqui no Brasil. Assim, poderiam ver outras opções que sejam mais fácil de pronunciar e escrever, como os nomes Erik, Gustavo, Luiz Gustavo, que também são sueco, mas de fácil pronunciar e escrever.

Falando em significado, vamos ver isso neste momento.

3. Significado

Significado do nome

Como vimos no exemplo acima, cada nome tem um significado. O significado não tem um fator determinante para o nome do bebê. Mas tem pais que gostariam que o nome transmitisse algo bonito.

Vamos ver 3 exemplos de nomes e seu significado:

  • Beatriz: Significa “a que traz felicidade”;
  • Mara: Significa “amarga”;
  • Júlia: Significa “fofa”.

Certamente neste caso, Beatriz e Júlia transmite algo bom, meigo. Já Mara transmite algo um pouco ruim.

Mas estes três nomes; são nomes bonitos, fica a critério de vocês pais decidirem a importância deste fator, mas lembre-se:

“Não é o significado do nome, que o deixa bonito. Mas sim sua pronuncia.”

Dai vocês me perguntam… Pronuncia? Como assim? Vamos ver nos pontos 4 e 5.

4. Nome simples ou composto

Nome simples ou composto

Primeiramente vamos ver o que é um nome simples e composto.

  • Simples: É o nome que possui um termo só, ou seja, que possui um nome e um sobrenome. Exemplo: Luiz da Silva Pereira.
  • Composto: É o nome que possui dois termos, ou seja, que possui dois nomes e um sobrenome. Exemplo: Luiz Carlos da Silva Pereira.

Então pais, é um critério que vocês devem tomar ao escolher um nome, talvez o que combine mais com o sobrenome, ou seja, ao pronunciar com o sobrenome fique harmônico. Neste caso Luiz Carlos combinou mais com o sobrenome. Mas vamos ver mais detalhes no ponto abaixo.

5. Sobrenome

Sobrenomes Nomes de bebês

Como vimos no ponto 4, Luiz Carlos combinou mais com o sobrenome da Silva Pereira. Por que?

Porque ficou mais harmônico ao ser pronunciado,  ou seja, não ficou tão abrupto ao pronunciar. Façam o teste ai neste momento; pronunciem em voz alta Luiz da Silva Pereira e depois Luiz Carlos da Silva Pereira e vão entender como o segundo fica mais harmônico ao ser pronunciado. Agora se fosse Luiz de Melo Pereira, com certeza ficaria mais harmônico.

O ponto chave que vocês pais devem se perguntar é: O nome é harmônico com o sobrenome?

Mas também, tem pais que gostariam que além do nome, gostariam de chamar o seu filho por um apelido carinhoso, derivado do nome.

6. Apelido carinhoso

Nomes de bebês - Apelido carinhoso

Apelido carinhoso, é uma forma meiga, derivado do nome para chamar o seu filho.

Afinal, quase todo mundo tem um apelido derivado do seu nome, o exemplo mais clássico é o nome José, que muitos pais chamam de Zé, Zézinho. Também, hoje em dia se ouviu muito o apelido Majú, derivado do nome composto Maria Júlia, da famosa apresentadora do tempo Maria Júlia Coutinho.

Mas, existem outro exemplos como:

NOMEAPELIDO
Augusto
Guto
FabianaFabi
FernandoNando
CarolinaCarol

Enfim, fica a critério de vocês pais, decidirem se o apelido carinhoso, vai ser ou não relevante na hora de escolher um bom nome para seus filhos.

7. Tendência

Nomes de bebês Tendência

Certamente este é um tema meio polêmico, muitos procuram tendência de nome para, por exemplo: 2022, ou nomes de bebês para 2022.

Mas, vamos parar e analisar, o que significa tendência. Segundo o Dicionário Informal, ele define muito bem:

“Modismo”

Afinal, teve um ano que quase todos os bebês meninos que nasciam, e que eu conhecia, se chamavam Arthur, por que? Porque foi uma moda daquele ano.

Então, eu vou dar um alerta para vocês pais, o seu bebê não é um produto para vocês colocarem o nome conforme tendência, que no próximo ano, já sai de moda. Por favor pais, escolham o nome do seu bebê por vocês gostarem, e não por modismo. Existe milhares de nomes bonitos, e neste blog, vou procurar trazer alguns nomes, não por modismo, mas sim por sugestão.

“escolham o nome do seu bebê por vocês gostarem, e não por modismo”

Enfim, espero que estas dicas neste post, auxilie vocês pais a escolher um lindo nome para o seu bebê. Até mais, e não deixem de conferir mais post neste blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *